Coordenação
Sérgio Miguel Goncalves
Grau
Certificado de Participação
Horas de Contato
30 horas
Horário previsto
Pós-laboral (18:30 – 23:00)
Apresentação do Curso
A formação em gestão de PME para não financeiros, tem como principal objetivo permitir que os participantes possam adquirir as competências básicas que permitem criar, gerir e reter valor dentro das suas organizações. Esta formação está desenhada de forma compacta, ajustada as disponibilidades temporais dos gestores actuais e serve de ponto de partida à avaliação dos processos internos das empresas dos nossos dias.
Objetivos
Pretende dotar os formandos de competências básicas, mas também específicas e avançadas na área da Gestão, e de todas as suas componentes, com um foco principal na Gestão de Micro, Pequenas e Médias Empresas, tendo em conta as especificidades deste tipo de organizações:
- Compreender o conceito de Empreendedorismo;
- Relacionar o Empreendedorismo com a Gestão Empresarial;
- Compreender a importância do Marketing nas organizações;
- Identificar as principais variáveis do Marketing-mix;
- Identificar as principais fases do planeamento e prospecção comercial;
- Compreender a importância da Estratégia Oceano Azul;
- Compreender a importância das Estratégias de Inovação no meio empresarial;
- Compreender os conceitos básicos de finanças empresariais;
- Identificar os principais rácios financeiros e económicos de uma empresa;
- Identificar as características principais do Sistema Fiscal Português;
Competências
- Atualização e desenvolvimento dos conhecimentos necessários a gestão de PME´s;
- Compreensão da atualidade da economia portuguesa num contexto competitivo;
- Atualização das metodologias necessários ao desenvolvimento de um plano de negócios;
- Aquisição de conhecimentos que permitam o desenvolvimento de uma estratégia empreendedora.
Destinatários
- Gestores de Micro, Pequenas e Média Empresas, Cargos de Chefias Intermédias;
- Jovens Empreendedores, Consultores, Formadores;
- Recém-licenciados na área da gestão e público em geral relacionado com a área empresarial
Estrutura Curricular
Unidade Curricular | Docente | |||
Ano/Semestre | Designação | Horas de Contacto | Nome | Habilitação |
2º | Do Empreendedorismo à Gestão | 4 | Sérgio Miguel Gonçalves | Licenciatura |
2º | O Marketing | 4 | Álvaro Dias | Doutoramento |
2º | Do Plano de Marketing à Acção | 4 | Sérgio Miguel Gonçalves | Licenciatura |
2º | Planeamento e Gestão Comercial | 4 | Hugo Ataíde | Mestrado |
2º | Estratégias para Inovação – Blue Ocean Strategy | 4 | Lopes Costa | Doutoramento |
2º | Finanças da Empresa | 4 | Henrique Morais | Mestrado |
2º | Fiscalidade das Empresas | 4 | José Almas | Mestrado |
2º | Seminário Final | 2 | Convidado |