Select Page

O papel do líder na promoção da criatividade

25 de Janeiro, 2018

A criatividade é uma das melhores formas de assegurar a competitividade e encontrar novas soluções para os problemas.

Encontrar novos parceiros, gerar novas soluções para os problemas, criar novos produtos, processos ou serviços para um mercado em constante mudança, são algumas das necessidades mais prementes das organizações. Esta necessidade de inovação das organizações tem feito com que a criatividade seja uma das competências cada vez mais valorizada e procurada nos RH que deverão gerar valor para a organização, sobretudo, quando falamos de quadros superiores.

Mas como encontrar pessoas criativas se claramente o nosso sistema de ensino não educa para a criatividade? – partindo do pressuposto de que a educação poderá ter um papel importante no desenvolvimento da criatividade. O que poderão fazer as organizações para promover e estimular o potencial criativo dos seus colaboradores? A cultura da organização tem com certeza um papel decisivo. Sabemos, por exemplo, que a criatividade é encorajada nas organizações com culturas que valorizam o pensamento independente; a capacidade de assumir riscos e a aprendizagem; são tolerantes ao erro e valorizam a diversidade; manifestam um elevado grau de confiança/respeito pelos colaboradores.

Debrucemo-nos agora sobre o papel do líder em todo este processo de criação de um clima de criatividade deixando algumas sugestões práticas para facilitar a promoção da criatividade.

GUIA DO LÍDER PARA PROMOVER A CRIATIVIDADE/INOVAÇÃO

Não se considere a si próprio a única fonte de boas ideias
. Seja um ouvinte/observador atento.
. Faça perguntas inspiradoras.
. Permita que as ideias “borbulhem”.

Fomente a colaboração
. Combata o mito do inventor solitário.
. “Superstar” é alguém que ajuda os outros a ter sucesso.
. Use “totens” de coordenação (metáforas, analogias, histórias) para a coesão das equipas.

Valorize a diversidade
. Reúna pessoas com diferentes formações e backgrounds para trabalhar em conjunto.
. Incentive as pessoas a diversificarem as suas experiências para promover a criatividade.
. Abra a organização a contribuições criativas externas.

Defina estádios na promoção da criatividade e atenda às suas necessidades específicas.
. Proporcione tempo e recursos suficientes para a exploração de novas ideias.

Aceite a inevitabilidade e a utilidade do fracasso
. Proporcione segurança psicológica para maximizar a aprendizagem com os erros.
. Identifique os diferentes tipos de erros e como poderão ser úteis.
. Crie bons mecanismos para filtrar ideias e projetos.

Motive através do desafio intelectual
.Trilhe caminhos por entre a burocracia para que surjam ideias criativas.
. Deixe as pessoas fazerem um bom trabalho.
. Conceda tanta independência quanto possível.

*Coordenadora do Mestrado em Gestão do Potencial Humano do ISG

Outras Notícias

Jardim de Verão Gulbenkian 2024

A Gulbenkian volta a trazer os sons e ritmos de várias culturas a Lisboa com o “Jardim de Verão Gulbenkian 2024”, de 22 de junho a 7 de julho. Nesta edição, não só o evento é gratuito, como o Museu Gulbenkian e as exposições temporárias também têm entrada livre,...

ISG e Município da Amadora celebram parceria

O Instituto Superior de Gestão e o Município da Amadora celebraram uma parceria, no âmbito da missão e dos objetivos das respetivas organizações, com foco nas atividades educativas, formativas, trabalhos de investigação e atividades científicas de extensão...

Aluna ISG realiza estágio curricular no Upon Lisbon Prime Residences

A aluna do 3.º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, Melany Leyva já terminou o estágio no Upon Lisbon Prime Residences, no Departamento de Reservas e na Receção. A nossa aluna escolheu a Upon Lisbon Prime Residences pela especificidade desta estrutura hoteleira,...

ISG no XXXIII Encontro da AULP

O XXXIII Encontro da AULP, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, já começou! O Instituto Superior de Gestão vai estar presente entre os dias 24 e 26 de junho, na 33ª edição do evento. A Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio e o Administrador...

ISG e CTT celebram parceria

O Instituto Superior de Gestão e os CTT celebraram uma parceria que visa a maximização do potencial das duas instituições, com destaque para as atividades de educação, investigação e formação. No reforço da proximidade com a atividade empresarial, o ISG e os CTT...

Aluna ISG realiza estágio curricular no Turismo de Portugal

A aluna do 3.º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, Beatriz Fernandes está a terminar o estágio no Departamento de Dinamização dos Recursos Turísticos do Turismo de Portugal. A escolha deste local para a realização do estágio resultou da relevância deste...

XXXIII Encontro da AULP

O Instituto Superior de Gestão vai estar presente no XXXIII Encontro da AULP, entre os dias 24 e 26 de 2024, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesta 33ª edição, a equipa que representa o ISG apresentará os respetivos Papers, aprovados pela Associação: Dra....

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241