Select Page

O papel do líder na promoção da criatividade

25 de Janeiro, 2018

A criatividade é uma das melhores formas de assegurar a competitividade e encontrar novas soluções para os problemas.

Encontrar novos parceiros, gerar novas soluções para os problemas, criar novos produtos, processos ou serviços para um mercado em constante mudança, são algumas das necessidades mais prementes das organizações. Esta necessidade de inovação das organizações tem feito com que a criatividade seja uma das competências cada vez mais valorizada e procurada nos RH que deverão gerar valor para a organização, sobretudo, quando falamos de quadros superiores.

Mas como encontrar pessoas criativas se claramente o nosso sistema de ensino não educa para a criatividade? – partindo do pressuposto de que a educação poderá ter um papel importante no desenvolvimento da criatividade. O que poderão fazer as organizações para promover e estimular o potencial criativo dos seus colaboradores? A cultura da organização tem com certeza um papel decisivo. Sabemos, por exemplo, que a criatividade é encorajada nas organizações com culturas que valorizam o pensamento independente; a capacidade de assumir riscos e a aprendizagem; são tolerantes ao erro e valorizam a diversidade; manifestam um elevado grau de confiança/respeito pelos colaboradores.

Debrucemo-nos agora sobre o papel do líder em todo este processo de criação de um clima de criatividade deixando algumas sugestões práticas para facilitar a promoção da criatividade.

GUIA DO LÍDER PARA PROMOVER A CRIATIVIDADE/INOVAÇÃO

Não se considere a si próprio a única fonte de boas ideias
. Seja um ouvinte/observador atento.
. Faça perguntas inspiradoras.
. Permita que as ideias “borbulhem”.

Fomente a colaboração
. Combata o mito do inventor solitário.
. “Superstar” é alguém que ajuda os outros a ter sucesso.
. Use “totens” de coordenação (metáforas, analogias, histórias) para a coesão das equipas.

Valorize a diversidade
. Reúna pessoas com diferentes formações e backgrounds para trabalhar em conjunto.
. Incentive as pessoas a diversificarem as suas experiências para promover a criatividade.
. Abra a organização a contribuições criativas externas.

Defina estádios na promoção da criatividade e atenda às suas necessidades específicas.
. Proporcione tempo e recursos suficientes para a exploração de novas ideias.

Aceite a inevitabilidade e a utilidade do fracasso
. Proporcione segurança psicológica para maximizar a aprendizagem com os erros.
. Identifique os diferentes tipos de erros e como poderão ser úteis.
. Crie bons mecanismos para filtrar ideias e projetos.

Motive através do desafio intelectual
.Trilhe caminhos por entre a burocracia para que surjam ideias criativas.
. Deixe as pessoas fazerem um bom trabalho.
. Conceda tanta independência quanto possível.

*Coordenadora do Mestrado em Gestão do Potencial Humano do ISG

Outras Notícias

Open Day Licenciaturas ISG 2025

O Open Day Licenciaturas ISG 2025 já tem data marcada e tu já podes garantir a tua presença! Agora vais poder experimentar as diferentes áreas das Ciências Económicas e Empresariais, navegar pelas nossas instalações por ti ou através do teu smartphone, tirar todas as...

ISG vai estar na Futurália 2025

É já para a semana que nos podes visitar na Futurália! De 26 a 29 de março de 2025, passa pelo nosso stand e vem conhecer a melhor oferta formativa da primeira Business School em Portugal. Agarra nos teus amigos e vem ter connosco!O Futuro Começa Aqui!

Desafios à formação docente no setor da educação em Angola

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, juntamente com o assessor da administradora, Mestre João Magalhães, publicaram um artigo na Revista Científica de Estudos Multidisciplinares do Planeta Central (REME), pertencente ao ISUPEKUIKUI II. Pode...

“The causes of economic growth: Revisiting our ignorance”

O Artigo Científico do Docente do ISG e Investigador do CIGEST, Professor Doutor Jorge Vasconcellos e Sá e da Docente do ISG e Investigadora do ISG, Mestre Ana Lúcia Luís, publicado na Edelweiss Applied Science and Technology, já se encontra disponível para leitura....

O patriarcado em tempos de guerra!

Se em momentos de paz as mulheres são vítimas de abusos sexuais como resultado de uma sociedade altamente patriarcal e desorganizada, em momentos de guerra os abusos contra este género tendem a aumentar em grande escala, sendo os maiores alvos de violência que o...

Candidaturas Abertas para Estágios Blue Book

Gostavas de dar os primeiros passos para começar uma carreira nas instituições Europeias? As candidaturas para os estágios Blue Book estão ABERTAS! Sabes o que são os estágios Blue Book? - Estágio remunerado de 5 meses - Início em outubro de 2025 Podes candidatar-te...

ISG na Feira Unlimited Future Lisboa

O ISG esteve presente em mais uma edição da Maior Feira de Mestrados e Pós-Graduações - Unlimited Future. Durante todo o dia, a equipa do ISG esteve totalmente dedicada a esclarecer todas as dúvidas e as melhores opções para continuar os estudos!