Select Page

O patriarcado em tempos de guerra!

16 de Fevereiro, 2018

Andreas Schleicher, diretor da OCDE(1), esteve em Portugal na passada sexta-feira e deixou sérias advertências ao ensino português.

Na apresentação pública dos resultados da avaliação pela OCDE dos sistemas de ensino superior, ciência, tecnologia e inovação (2016-2017)(2), que foi feita a pedido do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi apresentada a radiografia de parte do nosso sistema educativo e as conclusões devem merecer da nossa parte uma atenção redobrada.

Das várias notas deixadas destaco as feitas a propósito das políticas de investigação e inovação, assim como acerca do projeto-piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular(3) e a sua ligação ao regime de acesso ao ensino superior(4).

É do conhecimento generalizado que Portugal tem um défice estrutural de doutores e que apesar de ter aumentado o número de doutorados o mesmo não teve reflexo no registo de patentes por parte das empresas portuguesas, bem como, no crescimento da investigação entre as universidades e o tecido empresarial português. Ou seja, a questão dos doutorados é muito endogâmica pois não há bolsas disponíveis para bolseiros que venham do estrangeiro para Portugal (e que podiam com o tempo alterar a nossa cultura empresarial que preza pouco a qualificação).

No domínio do ensino não superior, a verdade é que alterámos a duração da escolaridade obrigatória(5), mas ainda não conseguimos que o abandono escolar se tornasse virtual, assim como não temos a maioria qualificada dos nossos diplomados do ensino secundário a prosseguir estudos no ensino superior(6). Importa anular a dificuldade de acesso que é criada aos alunos do ensino profissional. Não é legítimo que haja alunos com um acesso preferencial ao ensino superior em detrimento de outros. O princípio da igualdade dá a todos os cidadãos igualdade de oportunidades.

Da intervenção de Schleicher fica, igualmente, o aviso de que teremos de reorganizar o sistema de exames no ensino secundário. Isto porque, para a OCDE o que é verdadeiramente relevante é o domínio das aprendizagens por parte dos alunos e o conjunto de competências que conseguem reter ao longo dos doze anos em que estão integrados na escolaridade obrigatória.

É verdade que ainda há muito para fazer, mas devemos celebrar o salto civilizacional que demos em menos de cinquenta anos e que estará ao alcance de poucas nações.

A vontade demonstrada ao longo dos vários governos, bem como, o movimento de mudança criado por todos os “stakeholders” conseguiu transformar Portugal num Estado onde a educação e as políticas do conhecimento estão no centro da agenda política e mediática e isso é, per si, um grande sinal do nosso índice de desenvolvimento!

(1)http://www.oecd.org/

(2)”OECD Review of the Tertiary Education, Research and Innovation System in Portugal (2016-2017)”

(3)http://www.dge.mec.pt/autonomia-e-flexibilidade-curricular

(4)http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/legislacao-referente-ao-concurso-nacional-de-acesso-e-ingresso-no-ensino-superior-publico

(5)Passou de nove para doze anos.

(6)https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+real+de+escolariza%C3%A7%C3%A3o-987

Administradora do ISG | Instituto Superior de Gestão e do Grupo Ensinus

Artigo em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

Publicado a 15/02/2018 in Jornal de Negócios

Outras Notícias

O patriarcado em tempos de guerra!

Se em momentos de paz as mulheres são vítimas de abusos sexuais como resultado de uma sociedade altamente patriarcal e desorganizada, em momentos de guerra os abusos contra este género tendem a aumentar em grande escala, sendo os maiores alvos de violência que o...

ISG na Tomada de Posse da Direção da Ordem dos Economistas

O Instituto Superior de Gestão esteve presente na Tomada de Posse da Direção da Ordem dos Economistas, no dia 10 de janeiro, na Reitoria da Universidade de Lisboa. Este prestigiado evento promovido por um dos grandes parceiros da nossa Instituição contou com o Diretor...

Começam Palestras Criar Saberes 2024 | 2025

As palestras do Criar Saberes 2024 | 2025 arrancaram em grande no INETE! No dia 16 de Dezembro 2024, os estudantes da turma de 12° ano do curso de TC Contabilidade-TC22 e Gestão TG22 tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra da Professora Doutora Rosa Rodrigues,...

GACE recebe 224 contactos de ajuda em 2024

O Gabinete de Apoio ao Consumidor Endividado do Grupo Ensinus – GACE durante o ano de 2024 recebeu 224 contactos de ajuda. Este serviço prestado gratuitamente aos consumidores disponibilizou informação constante no site da Direção Geral do Consumidor e do Banco de...

Sugestões de Leitura

Com o objetivo de refletir sobre os valores do ISG e sobre o compromisso com o debate sobre temas cruciais para a sociedade e para o setor da educação a nível nacional e internacional, partilhamos duas sugestões de leitura da Administradora do Grupo Ensinus, Dra....

How important are human resources in economic growth?

O mais recente Artigo Científico dos Docentes do ISG e Investigadores do CIGEST, Mestre Ana Lúcia Luís e Professor Doutor Jorge Vasconcellos e Sá foi publicado no Edelweiss Applied Science and Technology. Pode consultar o artigo em:...