Select Page

Empreender no medo

1 de Outubro, 2018

O medo[1] muitas vezes impede-nos de fazer coisas e funciona como um inibidor da nossa ação, mas a contrario sensu também funciona como propulsor de novas ideias e gerador de decisões para problemas que aparentemente não têm solução.

Temos vários episódios da nossa história moderna em que o medo, como estado emocional que é, faz com que o ser humano desencadeie os mecanismos físicos que levam em muitas situações ao confronto e a procurar mecanismos que resultem na resolução imediata da situação que provoca esta emoção.

Naturalmente, que há situações em que o medo ultrapassa a resposta física e condiciona a pessoa do ponto de vista psicológico, mas aqui o que nos interessa é analisar de que forma é que é relevante ou não empreender no medo, o que é que isso significa na realidade e qual o benefício que tem tido para a humanidade em geral e para o mundo dos negócios em particular.

Já aqui escrevemos, por diversas vezes[2], que são vários as emoções e os factos objetivos que moldam a vontade do empreendedor. No entanto, estamos habituados a analisar e a caracterizar o empreendedor com base nas suas competências intrínsecas ao desenvolvimento desta arte[3] mas, efetivamente, os fatores externos são determinantes e, igualmente, relevantes para a arquitetura da respetiva vontade.

Regra geral, o medo é percecionado como não sendo gerador de nada de positivo. Sendo assim, para o empreendedor, pessoa que tem na sua vontade, garra e determinação o ADN do sucesso, seria uma emoção a nunca ter em consideração, mas se analisarmos a “guerra” que está instalada neste momento em Portugal entre os táxis e a Uber percebemos que o medo que estes últimos têm de serem agredidos e de verem os respetivos carros destruídos só tem feito com que fortaleçam a vontade de continuarem com o negócio.

Ao contrário do que possamos pensar, empreender no medo pode, por vezes, gerar ideias de negócio relevantes para o futuro da vida humana. Veja-se, a título de exemplo, tudo o que tem sido feito no domínio da investigação científica no que diz respeito a tornar viável a vida fora do planeta Terra em virtude do medo que o nosso planeta se torne inabitável.

Assim, empreender no medo tem sido em muitas áreas positivo e fundamental para a nossa continuidade!

Como em tudo o que interessa, é a perspetiva com que interpretamos os conceitos e a forma como olhamos para o mundo à nossa volta que conta!

____________

[1] me·do |ê| (latim metus, -us) substantivo masculino
Estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaça, reais, hipotéticos ou imaginários. = FOBIA, PAVOR, TERROR 2. Ausência de coragem (ex.: medo de atravessar a ponte). = RECEIO, TEMOR ≠ DESTEMOR, INTREPIDEZ 3. Preocupação com determinado facto ou com determinada possibilidade (ex.: tenho medo de me atrasar). = APREENSÃO, RECEIO 4. [Popular] Alma do outro mundo. = FANTASMA “medo”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. https://dicionario.priberam.org/medo
[2] http://linktoleaders.com/empreender-na-humildade
[3] http://linktoleaders.com/a-arte-de-empreender

Outras Notícias

Open Day Licenciaturas ISG 2025

O Open Day Licenciaturas ISG 2025 já tem data marcada e tu já podes garantir a tua presença! Agora vais poder experimentar as diferentes áreas das Ciências Económicas e Empresariais, navegar pelas nossas instalações por ti ou através do teu smartphone, tirar todas as...

ISG vai estar na Futurália 2025

É já para a semana que nos podes visitar na Futurália! De 26 a 29 de março de 2025, passa pelo nosso stand e vem conhecer a melhor oferta formativa da primeira Business School em Portugal. Agarra nos teus amigos e vem ter connosco!O Futuro Começa Aqui!

Desafios à formação docente no setor da educação em Angola

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, juntamente com o assessor da administradora, Mestre João Magalhães, publicaram um artigo na Revista Científica de Estudos Multidisciplinares do Planeta Central (REME), pertencente ao ISUPEKUIKUI II. Pode...

“The causes of economic growth: Revisiting our ignorance”

O Artigo Científico do Docente do ISG e Investigador do CIGEST, Professor Doutor Jorge Vasconcellos e Sá e da Docente do ISG e Investigadora do ISG, Mestre Ana Lúcia Luís, publicado na Edelweiss Applied Science and Technology, já se encontra disponível para leitura....

O patriarcado em tempos de guerra!

Se em momentos de paz as mulheres são vítimas de abusos sexuais como resultado de uma sociedade altamente patriarcal e desorganizada, em momentos de guerra os abusos contra este género tendem a aumentar em grande escala, sendo os maiores alvos de violência que o...

Candidaturas Abertas para Estágios Blue Book

Gostavas de dar os primeiros passos para começar uma carreira nas instituições Europeias? As candidaturas para os estágios Blue Book estão ABERTAS! Sabes o que são os estágios Blue Book? - Estágio remunerado de 5 meses - Início em outubro de 2025 Podes candidatar-te...

ISG na Feira Unlimited Future Lisboa

O ISG esteve presente em mais uma edição da Maior Feira de Mestrados e Pós-Graduações - Unlimited Future. Durante todo o dia, a equipa do ISG esteve totalmente dedicada a esclarecer todas as dúvidas e as melhores opções para continuar os estudos!