Select Page

Leituras das eleições Europeias

4 de Junho, 2019

Muitos assuntos foram objeto de debate e discussão em Portugal e nos restantes Estados-membros, sobre o resultado das eleições para o Parlamento Europeu.

Um dos principais temas de análise tem sido os altos valores da abstenção, em especial em Portugal, que foi de 69%. Na verdade, as eleições para o Parlamento Europeu sempre registaram elevados valores de abstenção em Portugal, aliás, em linha com toda a Europa. Mesmo em 2014, esta taxa foi de 66%, em 2009 foi de 63% e em 2004 registou o valor de 62%. Nunca sequer metade dos portugueses votou para estas eleições.

Ainda assim, devemos interpretar os dados de uma forma absoluta e não apenas relativa, pois apesar do aumento da taxa de abstenção, a verdade é que votaram mais portugueses nestas eleições do que nas mesmas eleições em 2014. Votaram 3.314.418 eleitores enquanto em 2014 só votaram 3.283.610 eleitores. A verdade é que se alteraram as regras de recenseamento para os residentes no estrangeiro, o que implicou que o número total de eleitores recenseados passasse de 9.702.657 para 10.786.068. Apesar do número de eleitores residentes em território nacional tivesse reduzido de 9.457.671 para 9.344.498, o número de eleitores residentes no estrangeiro passou de 244.986 para 1.441.570, sendo que nestes círculos eleitorais a taxa de abstenção ainda é maior, cerca de 99%!

Não deixam de ser preocupantes estes valores de desinteresse dos eleitores, muito especialmente junto dos mais jovens. Apesar dos apelos à participação vindos de todos os quadrantes políticos e dos representantes do país, a verdade é que o efeito é praticamente nulo.

Quando confrontados com a intenção ou não de irem votar, é perfeitamente notório nos eleitores uma profunda distância para com as instituições que representam os cidadãos. Se esta tendência é clara quanto aos órgãos de soberania nacionais, mais notória se torna quanto às instituições europeias.

A qualidade da democracia europeia merece uma grande reflexão bem como o papel reservado a cada instituição. As formas de organização institucional e as ideologias tradicionais, herdadas da sociedade industrial, claramente não se adaptaram à nova ordem social global, aos seus problemas e aos seus interesses.

Diretor do ISG – Business& Economics School

Jornal de Negócios a 29/05/2019

Outras Notícias

Open Day Licenciaturas ISG 2025

O Open Day Licenciaturas ISG 2025 já tem data marcada e tu já podes garantir a tua presença! Agora vais poder experimentar as diferentes áreas das Ciências Económicas e Empresariais, navegar pelas nossas instalações por ti ou através do teu smartphone, tirar todas as...

ISG vai estar na Futurália 2025

É já para a semana que nos podes visitar na Futurália! De 26 a 29 de março de 2025, passa pelo nosso stand e vem conhecer a melhor oferta formativa da primeira Business School em Portugal. Agarra nos teus amigos e vem ter connosco!O Futuro Começa Aqui!

Desafios à formação docente no setor da educação em Angola

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, juntamente com o assessor da administradora, Mestre João Magalhães, publicaram um artigo na Revista Científica de Estudos Multidisciplinares do Planeta Central (REME), pertencente ao ISUPEKUIKUI II. Pode...

“The causes of economic growth: Revisiting our ignorance”

O Artigo Científico do Docente do ISG e Investigador do CIGEST, Professor Doutor Jorge Vasconcellos e Sá e da Docente do ISG e Investigadora do ISG, Mestre Ana Lúcia Luís, publicado na Edelweiss Applied Science and Technology, já se encontra disponível para leitura....

O patriarcado em tempos de guerra!

Se em momentos de paz as mulheres são vítimas de abusos sexuais como resultado de uma sociedade altamente patriarcal e desorganizada, em momentos de guerra os abusos contra este género tendem a aumentar em grande escala, sendo os maiores alvos de violência que o...

Candidaturas Abertas para Estágios Blue Book

Gostavas de dar os primeiros passos para começar uma carreira nas instituições Europeias? As candidaturas para os estágios Blue Book estão ABERTAS! Sabes o que são os estágios Blue Book? - Estágio remunerado de 5 meses - Início em outubro de 2025 Podes candidatar-te...

ISG na Feira Unlimited Future Lisboa

O ISG esteve presente em mais uma edição da Maior Feira de Mestrados e Pós-Graduações - Unlimited Future. Durante todo o dia, a equipa do ISG esteve totalmente dedicada a esclarecer todas as dúvidas e as melhores opções para continuar os estudos!