Select Page

A Relevância da Perceção

2 de Julho, 2019

A educação tem por parte dos diferentes agentes perceções distintas. Da mesma forma que um cubo se pode transformar num quadrado e vice-versa, também há quem veja a educação como a mera transmissão de conhecimentos ou, ao invés, como a simples fixação de objetivos.

Por outro lado, pode, igualmente, ser percecionado que educar pelas competências é a metodologia que deverá ser seguida pela maioria das políticas públicas no domínio da educação aquando da elaboração dos Programas de Governo, onde são sistematizadas as metas a atingir em cada legislatura para o sistema educativo no seu todo.

As perceções quer dos atores públicos, dos diferentes stakeholders e dos membros da comunidade educativa devem estar em sintonia com aquilo que a sociedade civil espera das instituições de ensino a curto, médio e longo prazo.

As alterações introduzidas com a publicação da legislação referente ao calendário escolar [1] para o próximo ano letivo “- Despacho n.º 6020-A/2018 – Diário da República n.º 116/2018, 1.º Suplemento, Série II de 2018-06-19 – Determina a aprovação dos calendários, para o ano letivo de 2018-2019, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário” mostra que o legislador foi feliz ao percecionar que nas escolas o trabalho que foi iniciado “… em regime de experiência pedagógica, a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018, com o Projeto da Autonomia e Flexibilidade Curricular através do Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho” [2] merecia por parte de todas e de todos o aprofundamento da transformativa educativa que se vinha fazendo no nosso país em linha com o “Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que define os princípios de organização do currículo dos ensinos básico e secundário, bem como o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da Educação Inclusiva [3]”.

A possibilidade dada às escolas de, entre outras mudanças, organizarem o ano letivo por semestre aproximando o ensino não superior do ensino superior e consolidando a flexibilidade das aprendizagens com o objetivo de potenciar projetos educativos centrados nos alunos. Através da perceção da melhor forma para adquirem competências e consolidarem os conhecimentos, os membros da comunidade educativa foram assimilando todas as mudanças e criando a convicção de que as transformações eram efetivamente benéficas para todas e para todos.

Educar pelas competências deve ser, como referi no início, o lema de todo e qualquer sistema educativo que promove o sucesso educativo.

[1] https://www.dgeste.mec.pt/index.php/calendario-escolar-20182019/
[2] https://www.dge.mec.pt/autonomia-e-flexibilidade-curricular
[3] https://www.dge.mec.pt/noticias/abertura-do-site-autonomia-e-flexibilidade-curricular

Teresa Do Rosário Damásio, Administradora do Grupo Ensinus, para o Link To Leaders

Outras Notícias

Open Day Licenciaturas ISG 2025

O Open Day Licenciaturas ISG 2025 já tem data marcada e tu já podes garantir a tua presença! Agora vais poder experimentar as diferentes áreas das Ciências Económicas e Empresariais, navegar pelas nossas instalações por ti ou através do teu smartphone, tirar todas as...

ISG vai estar na Futurália 2025

É já para a semana que nos podes visitar na Futurália! De 26 a 29 de março de 2025, passa pelo nosso stand e vem conhecer a melhor oferta formativa da primeira Business School em Portugal. Agarra nos teus amigos e vem ter connosco!O Futuro Começa Aqui!

Desafios à formação docente no setor da educação em Angola

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, juntamente com o assessor da administradora, Mestre João Magalhães, publicaram um artigo na Revista Científica de Estudos Multidisciplinares do Planeta Central (REME), pertencente ao ISUPEKUIKUI II. Pode...

“The causes of economic growth: Revisiting our ignorance”

O Artigo Científico do Docente do ISG e Investigador do CIGEST, Professor Doutor Jorge Vasconcellos e Sá e da Docente do ISG e Investigadora do ISG, Mestre Ana Lúcia Luís, publicado na Edelweiss Applied Science and Technology, já se encontra disponível para leitura....

O patriarcado em tempos de guerra!

Se em momentos de paz as mulheres são vítimas de abusos sexuais como resultado de uma sociedade altamente patriarcal e desorganizada, em momentos de guerra os abusos contra este género tendem a aumentar em grande escala, sendo os maiores alvos de violência que o...

Candidaturas Abertas para Estágios Blue Book

Gostavas de dar os primeiros passos para começar uma carreira nas instituições Europeias? As candidaturas para os estágios Blue Book estão ABERTAS! Sabes o que são os estágios Blue Book? - Estágio remunerado de 5 meses - Início em outubro de 2025 Podes candidatar-te...

ISG na Feira Unlimited Future Lisboa

O ISG esteve presente em mais uma edição da Maior Feira de Mestrados e Pós-Graduações - Unlimited Future. Durante todo o dia, a equipa do ISG esteve totalmente dedicada a esclarecer todas as dúvidas e as melhores opções para continuar os estudos!