Select Page

Estão as instituições de ensino superior a corresponder à procura de GRH?

31 de Outubro, 2019

Independentemente de análises criticas que se possam fazer às insuficiências do ensino superior em Portugal, a verdade é que a evolução do acesso ao mesmo, apesar do decréscimo da taxa de natalidade, tem sido assinalável.

Das 81 mil vagas disponíveis em 1995/96, evolui-se para mais de 122 mil vagas em 2017/18, um acréscimo que, por si só, é relevador da aposta na educação qualificada dos jovens portugueses. De acordo com os dados disponibilizados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), no seu portal, desde o ano letivo de 1995/96, que a área das Ciências Sociais e Empresariais é a que mais vagas disponibiliza (em média 33,9% das vagas totais) para candidatos a inscrição pela 1.ª vez, no 1.º ano de licenciatura.

A área das Ciências Sociais e Empresariais integra vários cursos de licenciatura, que vão desde Jornalismo, Psicologia, Sociologia, Economia, Direito e Gestão que, entre outras, abordam a gestão das relações humanas, nomeadamente a Gestão de Recursos Humanos.

Esta última, apesar de ser uma licenciatura que no período de 1995/96 a 2017/18 somente disponibilizou em média 1.069 vagas (3,2% em média das vagas em Ciências Sociais e Empresariais) a evolução da procura por este curso no ensino público e privado, ao longo do período em análise, merece a nossa atenção e reflexão.

Em 1995/96, as licenciaturas e bacharelatos em Gestão de Recursos Humanos (GRH) integravam a oferta de 11 estabelecimentos de ensino, sendo que somente um deles era uma instituição pública.

O aumento da oferta pública evidencia-se, sobretudo, a partir do ano letivo de 2000/01 e mais acentuadamente em 2006/07 quando, juntamente com a oferta privada, se iniciou a integração de candidatos com mais de 23 anos, tendo o número de vagas aumentado 79,8% e as inscrições alcançado o número máximo de 1.010 inscritos, contra os 595 inscritos no ano letivo anterior. Nesse ano já existiam 20 estabelecimentos de ensino a oferecer a formação em G.R.H., número que decresceu ligeiramente até 2017/18, ano em que este curso fez parte da oferta formativa de 17 estabelecimentos do ensino superior, sendo que 6 desses estabelecimentos eram públicos e 11 eram privados.

As inscrições nas licenciaturas em G.R.H, à semelhança da generalidade dos restantes cursos, sofreu uma redução da procura pelos candidatos ao ensino superior, no triénio de 2012/2013 a 2014/2015 (menos 20%), para a partir de 2016/17 voltar a registar um aumento das inscrições que correspondeu em 2017/18, a um crescimento de 11,5% do número de inscritos.

Ilustrativo desta evolução é também a comparação entre no número de inscritos pela 1.ª vez, no 1.º anos e o número de vagas disponibilizadas que, em 2017/18, atingiu a taxa de preenchimento de vagas próxima da verificada no excecional ano de 2006/2007 (92,6%), de 88,3%.

Em 2017/18, dos 11 estabelecimentos de ensino superior privado que tinham a licenciatura em GRH na sua oferta formativa (56,2% das vagas), 49% das mesmas foram disponibilizadas por 6 estabelecimentos de ensino que integram o mesmo Grupo e do qual faz parte o ISG – Instituto Superior de Gestão, instituição que tem visto de forma crescente, a procura dos candidatos por esta oferta formativa.

Se alargássemos a nossa análise ao número de mestrados e pós-graduações que as diversas instituições de ensino disponibilizam para formação nesta área, constataríamos ainda mais claramente a aposta crescente nos últimos anos, na formação de Gestores de Recursos Humanos.

Mas será que a procura dos candidatos por formação em Recursos Humanos é uma resposta às necessidades das empresas com profissionais especializados nesta área? Se for esse o caso, poder-se-á dizer que, pela parte dos formadores (instituições de ensino superior), estes têm estado a corresponder e que os futuros formados, corresponderão também.

Referencia bibliográfica (fonte de dados): http://www.dgeec.mec.pt/np4/EstatVagasInsc/

Casimiro Ramos, Coordenador do Mestrado em Gestão do Potencial Humano do ISG – Instituto Superior de Gestão, para a Link to Leaders

Outras Notícias

Open Day Licenciaturas ISG 2025

O Open Day Licenciaturas ISG 2025 já tem data marcada e tu já podes garantir a tua presença! Agora vais poder experimentar as diferentes áreas das Ciências Económicas e Empresariais, navegar pelas nossas instalações por ti ou através do teu smartphone, tirar todas as...

ISG vai estar na Futurália 2025

É já para a semana que nos podes visitar na Futurália! De 26 a 29 de março de 2025, passa pelo nosso stand e vem conhecer a melhor oferta formativa da primeira Business School em Portugal. Agarra nos teus amigos e vem ter connosco!O Futuro Começa Aqui!

Desafios à formação docente no setor da educação em Angola

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, juntamente com o assessor da administradora, Mestre João Magalhães, publicaram um artigo na Revista Científica de Estudos Multidisciplinares do Planeta Central (REME), pertencente ao ISUPEKUIKUI II. Pode...

“The causes of economic growth: Revisiting our ignorance”

O Artigo Científico do Docente do ISG e Investigador do CIGEST, Professor Doutor Jorge Vasconcellos e Sá e da Docente do ISG e Investigadora do ISG, Mestre Ana Lúcia Luís, publicado na Edelweiss Applied Science and Technology, já se encontra disponível para leitura....

O patriarcado em tempos de guerra!

Se em momentos de paz as mulheres são vítimas de abusos sexuais como resultado de uma sociedade altamente patriarcal e desorganizada, em momentos de guerra os abusos contra este género tendem a aumentar em grande escala, sendo os maiores alvos de violência que o...

Candidaturas Abertas para Estágios Blue Book

Gostavas de dar os primeiros passos para começar uma carreira nas instituições Europeias? As candidaturas para os estágios Blue Book estão ABERTAS! Sabes o que são os estágios Blue Book? - Estágio remunerado de 5 meses - Início em outubro de 2025 Podes candidatar-te...

ISG na Feira Unlimited Future Lisboa

O ISG esteve presente em mais uma edição da Maior Feira de Mestrados e Pós-Graduações - Unlimited Future. Durante todo o dia, a equipa do ISG esteve totalmente dedicada a esclarecer todas as dúvidas e as melhores opções para continuar os estudos!