O transporte aéreo é, atualmente, a forma mais segura de nos deslocarmos, mesmo considerando que, desde 1903 e até aos dias hoje, as causas humanas associadas aos acidentes aéreos se vêm apresentando num crescente persistente, atingindo atualmente mais de 80%, aproximadamente, das causas dos acidentes aéreos.
Em contrapartida, as causas atribuídas a falhas técnicas têm vindo a reduzir-se sistematicamente, fruto das constantes inovações tecnológicas que caracterizam o transporte aéreo dos dias de hoje.
A aeronavegabilidade pode ser definida como a capacidade de uma aeronave ou outro equipamento ou sistema de ser operado em voo e no solo sem risco significativo para a tripulação, pessoal de assistência no solo, passageiros ou terceiros, sendo um atributo técnico do material de voo em todo o seu ciclo de vida (ref. U.K. Ministry of Defence). Mais simplesmente, de acordo com o Webster’s Dictionary, Aeronavegabilidade é “Fitness to Fly” (aptidão para voar).
A aeronavegabilidade de uma aeronave tem origem no projeto, construção e certificação inicial (aeronavegabilidade inicial), perdura durante a sua operação (aeronavegabilidade continuada) e estende-se às atividades de manutenção a que a aeronave está sujeita durante toda a sua vida operacional.
A gestão da aeronavegabilidade (quer inicial como continuada) é uma função essencial na garantia da operação segura de uma aeronave (Safety Management) e no cumprimento dos requisitos regulamentares aplicáveis à operação aérea (Compliance Monitoring). A adequada interação e integração da gestão da aeronavegabilidade com o sistema de gestão do operador da aeronave (Management System) é primordial para a manutenção de um nível aceitável de Safety na sua operação.
Na Pós-Graduação em Gestão da Aeronavegabilidade do ISG, os participantes podem tomar conhecimento sobre as práticas mais recentes que se desenvolvem no setor aeronáutico sobre estas matérias, possibilitando a oportunidade de ser parte ativa do seu próprio desenvolvimento pessoal, através de um plano de ação que integra o processo de informação e acompanhamento, com orientação de especialistas no âmbito de estratégias Pedagógico Ecossitémicas.
A abordagem experiencial em didática emocional no contexto aeronáutico permite a compreensão da adequação das melhores práticas a cada caso, num contexto de cultura organizacional, como parte integrante das organizações, considerando a Gestão de Processos da Operação e a Gestão de Pessoas no âmbito da Gestão da Aeronavegabilidade e da Manutenção das aeronaves em operação no espaço aéreo da União Europeia.
A Pós-Graduação em Gestão da Aeronavegabilidade do ISG possibilita ainda aos participantes o contacto aprofundado e atualizado com as práticas operacionais das organizações e das pessoas que garantem diariamente a Gestão da Continuidade da Aeronavegabilidade e a Manutenção das aeronaves no contexto da operação na União Europeia.