Select Page

Qual é a melhor rotina de relaxamento ou descanso após um momento de avaliação?

14 de Fevereiro, 2022

Uma série de estudos recentes mostra como o repouso vigilante é a melhor forma de descansar sem prejudicar a aprendizagem e a memorização.

Esses resultados podem ser explicados pelo facto de que antes de a codificação/armazenamento ter lugar, portanto, logo após a aprendizagem de algo, as nossas representações de memória são propensas a interferências. Quanto mais longo for o período de tempo entre o processamento da informação (por exemplo, quando se aprende algo ou quando se estuda) e a atividade de interferência, mais estável é a memória. Por outro lado, quanto mais estável for a memória, menos as pessoas se esquecem e, portanto, mais se lembram.

As memórias interferem umas com as outras, resultando numa diminuição do desempenho da memória. Assim, o repouso após a aprendizagem deve favorecer a retenção da memória mais do que uma tarefa levada a cabo no intervalo (por exemplo, aprender vocábulos), uma vez que a codificação de novo material após a aprendizagem prejudica o acesso ao conteúdo da memória previamente aprendido… Por outro lado, o aumento do intervalo de tempo entre o conteúdo da memória a ser recordada e a informação que distrai leva a uma interferência menos intensa e, consequentemente, a um melhor desempenho da memória.

De igual modo, as memórias são afetadas por interferências após a aprendizagem. Contudo, ao contrário das teorias de interferência, têm frequentemente uma base neurofisiológica e neurocientífica. Pressupõe-se que a informação nova leva tempo a estabilizar, ou seja, a ser transformada em memórias mais duradouras e menos vulneráveis à interferência. Quanto maior for a distância temporal entre a captação de informação e a atividade que interrompe, mais consolidação pode decorrer, resultando em menos esquecimento e melhor desempenho da memória retardada.

Em suma, um longo período de repouso ativo (que envolva algum tipo de atividade) interrompe os processos de codificação e consolidação, enquanto, por outro lado, um repouso de vigília reforça esses processos.

Então, o que significa tudo isto em termos de aprendizagem? Enviar mensagens no WhatsApp, navegar na Internet e jogos são bons exemplos de descanso ativo. Descansar de forma vigilante é mais eficaz em termos de aprendizagem e de memorização, contribuindo para otimizar a aprendizagem.

Professora Doutora Lurdes Neves, Coordenadora da Pós-Graduação em Gestão Escolar para o Link to Leaders

Outras Notícias

Jardim de Verão Gulbenkian 2024

A Gulbenkian volta a trazer os sons e ritmos de várias culturas a Lisboa com o “Jardim de Verão Gulbenkian 2024”, de 22 de junho a 7 de julho. Nesta edição, não só o evento é gratuito, como o Museu Gulbenkian e as exposições temporárias também têm entrada livre,...

ISG e Município da Amadora celebram parceria

O Instituto Superior de Gestão e o Município da Amadora celebraram uma parceria, no âmbito da missão e dos objetivos das respetivas organizações, com foco nas atividades educativas, formativas, trabalhos de investigação e atividades científicas de extensão...

Aluna ISG realiza estágio curricular no Upon Lisbon Prime Residences

A aluna do 3.º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, Melany Leyva já terminou o estágio no Upon Lisbon Prime Residences, no Departamento de Reservas e na Receção. A nossa aluna escolheu a Upon Lisbon Prime Residences pela especificidade desta estrutura hoteleira,...

ISG no XXXIII Encontro da AULP

O XXXIII Encontro da AULP, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, já começou! O Instituto Superior de Gestão vai estar presente entre os dias 24 e 26 de junho, na 33ª edição do evento. A Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio e o Administrador...

ISG e CTT celebram parceria

O Instituto Superior de Gestão e os CTT celebraram uma parceria que visa a maximização do potencial das duas instituições, com destaque para as atividades de educação, investigação e formação. No reforço da proximidade com a atividade empresarial, o ISG e os CTT...

Aluna ISG realiza estágio curricular no Turismo de Portugal

A aluna do 3.º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, Beatriz Fernandes está a terminar o estágio no Departamento de Dinamização dos Recursos Turísticos do Turismo de Portugal. A escolha deste local para a realização do estágio resultou da relevância deste...

XXXIII Encontro da AULP

O Instituto Superior de Gestão vai estar presente no XXXIII Encontro da AULP, entre os dias 24 e 26 de 2024, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesta 33ª edição, a equipa que representa o ISG apresentará os respetivos Papers, aprovados pela Associação: Dra....

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241