Select Page

As vantagens e as desvantagens em ser um bom professor

7 de Março, 2023

Aulas interessantes e com facilidade de acompanhamento que incluam oportunidades frequentes para os alunos avaliarem o seu conhecimento poderão ser uma boa alternativa para aumentar a aprendizagem.

Como assim? Mas existem desvantagens em se ser bom professor? Na verdade, um professor que consegue promover aulas interessantes, bem organizadas e claras, pode criar a ilusão nos alunos de que aprenderam em quantidade e profundidade os conteúdos, quando, em estudos experimentais realizados, as suas notas não são significativamente diferentes das classificações de alunos que tiveram aulas com maior dificuldade de acompanhamento. Conclui-se ainda que ter alunos interessados tem inúmeras vantagens, mas a ilusão de aprendizagem pode também ter consequências negativas.

O facto de os alunos terem acreditado que aprenderam mais quando as aulas são mais fáceis de acompanhar poderá ter duas implicações:

(a) os alunos em aulas mais fáceis de acompanhar são mais assíduos e demonstram mais interesse nos temas abordados, o que poderá ter impacto no seu desempenho escolar;

(b) os alunos poderão acreditar que aprenderam o suficiente durante a aula e, por conseguinte, vão estudar menos autonomamente, o que pode ter impacto nos seus resultados.

De forma a conciliar as vantagens e desvantagens, a proposta de resolução deste paradoxo poderá passar então por desenvolver aulas que motivem e interessem os alunos, havendo simultaneamente a preocupação com o uso de estratégias que aumentem a sua capacidade de avaliação do que já sabem. Algumas estratégias possíveis para aumentar a capacidade metacognitiva dos alunos incluem:

  1. Solicitar aos alunos a avaliação do seu conhecimento no imediato e alguns dias após a aula e, sempre que possível, após a oportunidade de contactarem de novo com os tópicos da aula através de alguma atividade, o que deverá minimizar os efeitos da facilidade da aula nas estimativas de aprendizagem;
  2. Possibilitar que os alunos recordem o conteúdo da aula através da sua memória na realização de testes ao longo do tempo, o que os levará a perceber que o facto de a aula ter sido tão facilmente seguida e codificada poderá não garantir que será facilmente relembrada;
  3. Dar feedback aos alunos sobre as tentativas de recuperação do conteúdo da aula, demonstrando que alguma informação que julgavam ter aprendido poderá não o ter sido corretamente.

Em suma, aulas interessantes e com facilidade de acompanhamento que incluam oportunidades frequentes para os alunos avaliarem o seu conhecimento poderão ser uma boa alternativa para aumentar a aprendizagem. Por conseguinte, as aulas apresentadas por um professor confiante, que mantém contacto visual com os alunos, e que comunica ao nível da linguagem verbal e não verbal de forma, terão impacto no interesse e na motivação dos alunos.

Complementarmente, solicitar aos alunos para avaliar o quanto aprenderam após um intervalo de tempo após os momentos de avaliação e ainda o feedback contínuo aumentará a probabilidade de se reduzir a sobreavaliação da percepção da aprendizagem ou “excesso de confiança” desenvolvida no acompanhamento das aulas interessantes.

Professora Doutora Lurdes Neves, Presidente do Conselho Geral, Investigadora e Docente do ISG para o Link to Leaders

Outras Notícias

Open Day Licenciaturas ISG 2025

O Open Day Licenciaturas ISG 2025 já tem data marcada e tu já podes garantir a tua presença! Agora vais poder experimentar as diferentes áreas das Ciências Económicas e Empresariais, navegar pelas nossas instalações por ti ou através do teu smartphone, tirar todas as...

ISG vai estar na Futurália 2025

É já para a semana que nos podes visitar na Futurália! De 26 a 29 de março de 2025, passa pelo nosso stand e vem conhecer a melhor oferta formativa da primeira Business School em Portugal. Agarra nos teus amigos e vem ter connosco!O Futuro Começa Aqui!

Desafios à formação docente no setor da educação em Angola

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, juntamente com o assessor da administradora, Mestre João Magalhães, publicaram um artigo na Revista Científica de Estudos Multidisciplinares do Planeta Central (REME), pertencente ao ISUPEKUIKUI II. Pode...

“The causes of economic growth: Revisiting our ignorance”

O Artigo Científico do Docente do ISG e Investigador do CIGEST, Professor Doutor Jorge Vasconcellos e Sá e da Docente do ISG e Investigadora do ISG, Mestre Ana Lúcia Luís, publicado na Edelweiss Applied Science and Technology, já se encontra disponível para leitura....

O patriarcado em tempos de guerra!

Se em momentos de paz as mulheres são vítimas de abusos sexuais como resultado de uma sociedade altamente patriarcal e desorganizada, em momentos de guerra os abusos contra este género tendem a aumentar em grande escala, sendo os maiores alvos de violência que o...

Candidaturas Abertas para Estágios Blue Book

Gostavas de dar os primeiros passos para começar uma carreira nas instituições Europeias? As candidaturas para os estágios Blue Book estão ABERTAS! Sabes o que são os estágios Blue Book? - Estágio remunerado de 5 meses - Início em outubro de 2025 Podes candidatar-te...

ISG na Feira Unlimited Future Lisboa

O ISG esteve presente em mais uma edição da Maior Feira de Mestrados e Pós-Graduações - Unlimited Future. Durante todo o dia, a equipa do ISG esteve totalmente dedicada a esclarecer todas as dúvidas e as melhores opções para continuar os estudos!