Liderança é a competência de inspirar, influenciar e guiar um grupo de pessoas para alcançar um objetivo comum. É a capacidade de tomar decisões, motivar, comunicar e coordenar as ações da sua própria equipa para alcançar um objetivo específico.
A liderança pode ser exercida em diversos contextos, como em empresas, organizações sem fins lucrativos, governos, grupos sociais, religiosos, entre outros. É uma competência fundamental para o sucesso de qualquer negócio/objetivo proposto e pode ser desenvolvida através de treinamento e prática. Há diversos estilos de liderança, cada um com as suas características, vantagens e desvantagens, e a escolha do estilo adequado dependerá das características do grupo e do contexto em que a liderança será exercida.
Há claramente diferença entre liderar no masculino e liderar no feminino, mas dizem os autores que a liderança andrógina é a melhor forma de exercer a liderança pois mistura capacidades masculinas com as capacidades femininas. Claro que cada um escolhe o seu estilo de liderança. Eu gosto de exercer uma liderança onde escolho as lentes de género para a exercer de forma equitativa e imparcial.
Todos nós temos líderes que nos servem de referência e de modelo. Por isso, quando falo em liderança gosto de consultar autoras que para mim são líderes inspiradoras. Tais como:
Sheryl Sandberg, COO do Facebook e autora do livro “Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar”. Sandberg é uma defensora da igualdade de género no ambiente de trabalho e aborda a questão da liderança feminina no seu livro.
Brené Brown, autora americana que escreve sobre liderança, coragem e vulnerabilidade. Os seus livros incluem “A coragem de ser imperfeito” e “Daring Greatly”, que abordam temas como liderança autêntica, empatia e comunicação eficaz.
Rosabeth Moss Kanter, professora de administração em Harvard e autora de vários livros sobre liderança, incluindo “Confiança: como construir e manter relacionamentos confiáveis no mundo dos negócios” e “Superar as barreiras para a igualdade de género em liderança”.
Mary Barra, CEO da General Motors e uma das mulheres mais poderosas do mundo dos negócios. Barra é frequentemente citada como uma líder inspiradora e inovadora.
Anne-Marie Slaughter, professora em Princeton e autora do livro “Unfinished Business: Women Men Work Family”, que explora a questão da igualdade de género e a necessidade de políticas que apoiem a liderança feminina.
Este é um tema que está em permanente mutação e que merece uma reflexão muito amadurecida. Convido-vos a refletirem acerca do tema e a encontrarem a vossa referência de líder, bem como os autores que vos inspirem!
Dra. Teresa Damásio, Administradora do Grupo Ensinus para o Link to Leaders