Select Page

Regenerar a cidadania

13 de Março, 2020

Sustentada no exercício do poder executivo, do poder legislativo e do poder judicial, a sociedade procura a autorregulação de braço dado com o desenvolvimento económico (público e privado).
Assentes nos princípios morais e éticos que ultrapassam a letra das palavras e se concretizam em atos espontâneos e sinceros, assistimos à elevação da virtude (individual e coletiva) e à construção de uma sociedade mais justa.
Respeitando a lei particular e a lei geral, importa assegurar as diferenças daqueles que parecem semelhantes. A diversidade de pensamento é uma das maiores riquezas dos princípios. Ela constitui-se como uma armadura que resiste aos preconceitos e que assegura a igualdade de oportunidades.
A dialética social tem enfrentado críticas e evidenciado falhas no exercício do poder político, legislativo e judicial. Ainda que a cadeia de ligações esteja em constante aperfeiçoamento, só quando atenta ao pormenor podemos conquistar o coletivo. Descurar pormenores e detalhes é fragilizar princípios, é castrar oportunidades, é recusar a diferença, é condenar estratégias e políticas.
Acreditando que não existem donos da democracia e sem discorrer filosoficamente sobre os seus fundamentos, a utópica atribuição de exercício dos direitos políticos a todos os Homens poderia constituir-se no desiderato global.
Nas redes sociais, nas conversas de café, a crítica e o apontar de dedo tem como destinatários aqueles que ousam participar na gestão da “coisa pública”. Quais juízes ou comentadores televisivos. Eles são especialistas e detentores de conhecimento e opinião nas mais diversas áreas… Porém, se lhes propusermos participarem na construção de uma alternativa ao “sistema instituído”, se os desafiarmos à reflexão, à auscultação, a recetividade é nula.
Todos nascemos a chorar. Crescemos com mais ou menos alegria, com mais ou menos recursos. Adquirimos conhecimento com mais ou menos oportunidades, com mais ou menos dedicação. Aprendemos a ouvir com mais ou menos paciência, com mais ou menos interesse em conhecer o outro. Somos o que somos. Mesmo vivendo numa época em que a informação está disponível para a esmagadora maioria da população, a maior ignorância não advém da dúvida. A maior ignorância resulta da incapacidade de cada um de nós querer “fazer diferente”.
Regenerar a cidadania é um imperativo para todos aqueles que estão disponíveis para olhar para as partes, compreender as causas e avaliar os resultados. Devolver ao Homem a confiança no seu valor, responsabilizá-lo pelos seus deveres (individuais e coletivos), mostrar-lhe a importância do conhecimento, a relevância do respeito e a pureza da felicidade.
Sei que este imperativo não é passível de ser aprovado numa qualquer start-up, de ser transformado numa qualquer aplicação para smartphone, de ser transposto para uma qualquer música que invada o Youtube ou de ser incluído num programa político. Mas acredito que ele esteja direta e indiretamente presente nas ações de muitas pessoas que querem e fazem a diferença neste mundo tão “umbilical”…
João Caldeira Heitor é licenciado em Português/Inglês pelo Instituto Jean Piaget, tem um doutoramento em Turismo pela Universidade de Lisboa, é mestre em Educação e Administração Escolar pela Universidade de Évora e pós-graduado em Gestão de Bibliotecas Escolares, pelo Instituto Superior de Línguas Aplicadas.
Paralelamente é investigador colaborador do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR Leiria). Além das diversas publicações efetuadas também é orador em vários congressos nacionais e internacionais. Ao longo do seu percurso profissional desenvolveu atividades de docência em diversas instituições de ensino superior. Atualmente é o secretário-geral do Instituto Superior de Gestão (ISG).

Professor Doutor João Caldeira Heitor, secretário-geral do ISG para o Link to Leaders

Outras Notícias

Open Day Licenciaturas ISG 2025

O Open Day Licenciaturas ISG 2025 já tem data marcada e tu já podes garantir a tua presença! Agora vais poder experimentar as diferentes áreas das Ciências Económicas e Empresariais, navegar pelas nossas instalações por ti ou através do teu smartphone, tirar todas as...

ISG vai estar na Futurália 2025

É já para a semana que nos podes visitar na Futurália! De 26 a 29 de março de 2025, passa pelo nosso stand e vem conhecer a melhor oferta formativa da primeira Business School em Portugal. Agarra nos teus amigos e vem ter connosco!O Futuro Começa Aqui!

Desafios à formação docente no setor da educação em Angola

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, juntamente com o assessor da administradora, Mestre João Magalhães, publicaram um artigo na Revista Científica de Estudos Multidisciplinares do Planeta Central (REME), pertencente ao ISUPEKUIKUI II. Pode...

“The causes of economic growth: Revisiting our ignorance”

O Artigo Científico do Docente do ISG e Investigador do CIGEST, Professor Doutor Jorge Vasconcellos e Sá e da Docente do ISG e Investigadora do ISG, Mestre Ana Lúcia Luís, publicado na Edelweiss Applied Science and Technology, já se encontra disponível para leitura....

O patriarcado em tempos de guerra!

Se em momentos de paz as mulheres são vítimas de abusos sexuais como resultado de uma sociedade altamente patriarcal e desorganizada, em momentos de guerra os abusos contra este género tendem a aumentar em grande escala, sendo os maiores alvos de violência que o...

Candidaturas Abertas para Estágios Blue Book

Gostavas de dar os primeiros passos para começar uma carreira nas instituições Europeias? As candidaturas para os estágios Blue Book estão ABERTAS! Sabes o que são os estágios Blue Book? - Estágio remunerado de 5 meses - Início em outubro de 2025 Podes candidatar-te...

ISG na Feira Unlimited Future Lisboa

O ISG esteve presente em mais uma edição da Maior Feira de Mestrados e Pós-Graduações - Unlimited Future. Durante todo o dia, a equipa do ISG esteve totalmente dedicada a esclarecer todas as dúvidas e as melhores opções para continuar os estudos!