Select Page

Finalidades do Direito

20 de Fevereiro, 2018

Em artigos anteriores explicamos a relevância, significado, tipologias e fundamentos do direito. Depois desta percepção e maturação de ideias vamos nesta semana conhecer as finalidades prosseguidas pelo direito, dividindo-se as mesmas em três, nomeadamente a justiça, os direitos do homem e a segurança jurídica.

Deste modo, o termo justiça dispõe de vários sentidos, podendo ser inclusivamente algo arbitrário, mas aquele que nos importa para o artigo em concreto diz respeito aos direitos equitativos que cada um de nós deve usufruir, de acordo com aquilo que fizemos ou possuímos. É, se quisermos, como já diziam Santo Agostinho ou São Tomás de Aquino, a vontade permanente e constante de dar a cada um o direito que lhe pertence.

Esta pode derivar da proporcionalidade (distributiva), sendo correcto alguém ter mais que outro se porventura o merecer (por exemplo, um discente que estude e se dedique mais, é justo que tenha notas melhores) ou da igualdade (comutativa), que regula as trocas realizadas (as coisas devem ser identicamente trocadas, sem dolo de nenhuma das partes, independentemente das diferenças entre elas, caso da venda de um automóvel pelo preço considerado legitimo).

Nos primórdios, considerava-se a justiça somente uma simples virtude, com maior preponderância portanto, no campo da moral, vindo com a evolução da sociedade e com a maior essencialidade dada aos direitos humanos, transformar-se num valor ético efectivo. Devido ao tal aperfeiçoamento referido do grupo social, o dito direito natural (aquele que deveria vigorar pela simples existência da dignidade humana, mas que na prática raramente acontecia) passou quase na íntegra a ser imperativo e por isso, aplicado.

Assim, o homem, que antes era visto em muitas das suas variantes como uma coisa (lembremo-nos da escravatura) e logo, um membro da natureza como outro qualquer, tornou-se em certo momento, a principal medida e assim a fonte de toda a lei. Tal acontece porque o mesmo é dotado de consciência, razão e liberdade (interpretação filosófica) e é feito à imagem e semelhança de Deus, o Criador (interpretação teológica).

O grande ponto de viragem, que estipulou a atribuição substancial de importância da dignidade de todo o ser humano (com direitos inalienáveis e sagrados como a vida, liberdade e busca de felicidade) foi a elaboração da Declaração Universal dos Direitos do Homem no fim do século XVIII, sucedendo-se posteriormente muitos outros instrumentos.

Por fim, para que o ser humano consiga viver com a sua dignidade e garantias inerentes, precisa de confiar na ordem normativa direito, sendo necessária a segurança por parte desta. Nestes termos, a finalidade “segurança jurídica” tem como funções fundamentais proporcionar uma vivência estável e pacifica na correspondente civilização (estado de ordem e paz), onde cada um conheça os seus direitos e deveres e as consequências decorrentes dos comportamentos realizados (certeza jurídica).

Deve ainda salvaguardar os cidadãos perante a autoridade pública que pode por vezes, devido ao deslumbramento do poder, tornar-se prepotente e arbitrária, violando desta forma os fundamentos e restantes propósitos descritos.

Tais finalidades visam assim permitir que todos os cidadãos, sem qualquer tipo de discriminação e em respeito ao princípio da dignidade humana, usufruam da adequada integração na sociedade onde se encontram inseridos.

Miguel Furtado, Professor do ISG

Outras Notícias

Open Day Licenciaturas ISG 2025

O Open Day Licenciaturas ISG 2025 já tem data marcada e tu já podes garantir a tua presença! Agora vais poder experimentar as diferentes áreas das Ciências Económicas e Empresariais, navegar pelas nossas instalações por ti ou através do teu smartphone, tirar todas as...

ISG vai estar na Futurália 2025

É já para a semana que nos podes visitar na Futurália! De 26 a 29 de março de 2025, passa pelo nosso stand e vem conhecer a melhor oferta formativa da primeira Business School em Portugal. Agarra nos teus amigos e vem ter connosco!O Futuro Começa Aqui!

Desafios à formação docente no setor da educação em Angola

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, juntamente com o assessor da administradora, Mestre João Magalhães, publicaram um artigo na Revista Científica de Estudos Multidisciplinares do Planeta Central (REME), pertencente ao ISUPEKUIKUI II. Pode...

“The causes of economic growth: Revisiting our ignorance”

O Artigo Científico do Docente do ISG e Investigador do CIGEST, Professor Doutor Jorge Vasconcellos e Sá e da Docente do ISG e Investigadora do ISG, Mestre Ana Lúcia Luís, publicado na Edelweiss Applied Science and Technology, já se encontra disponível para leitura....

O patriarcado em tempos de guerra!

Se em momentos de paz as mulheres são vítimas de abusos sexuais como resultado de uma sociedade altamente patriarcal e desorganizada, em momentos de guerra os abusos contra este género tendem a aumentar em grande escala, sendo os maiores alvos de violência que o...

Candidaturas Abertas para Estágios Blue Book

Gostavas de dar os primeiros passos para começar uma carreira nas instituições Europeias? As candidaturas para os estágios Blue Book estão ABERTAS! Sabes o que são os estágios Blue Book? - Estágio remunerado de 5 meses - Início em outubro de 2025 Podes candidatar-te...

ISG na Feira Unlimited Future Lisboa

O ISG esteve presente em mais uma edição da Maior Feira de Mestrados e Pós-Graduações - Unlimited Future. Durante todo o dia, a equipa do ISG esteve totalmente dedicada a esclarecer todas as dúvidas e as melhores opções para continuar os estudos!