Select Page

Educação – Missão (ím)possível

26 de Novembro, 2018

Para quase todos, a educação é uma missão que deve ser e que se deseja possível, mas em que, quase sempre, se manifesta muito difícil alcançar os objetivos previamente traçados.

A educação(1) é das políticas públicas mais importantes e ocupa um lugar destacado, quer seja aquando das campanhas eleitorais nos diferentes programas eleitorais quer, posteriormente, no programa do Governo eleito que verterá em sede de Orçamento do Estado a relevância que efetivamente lhe dá, pelo montante a investir nos diferentes setores do sistema educativo.

Para quase todos, a educação é uma missão que deve ser e que se deseja possível, mas em que, quase sempre, se manifesta muito difícil alcançar os objetivos previamente traçados.

No domínio das organizações internacionais e comunitárias, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a União Europeia, a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, entre outras, aprovam as respetivas prioridades que deverão ser seguidas pelos Estados-membros e que assumem particular pertinência no momento de determinar as políticas públicas de cada Governo.

Em termos internos, a educação tem vindo a crescer em termos de importância não só pelo nexo de causalidade direta que tem com a qualificação dos respetivos cidadãos, bem como, na criação de emprego, mas, igualmente, porque a sua crescente globalização faz com que atualmente o crescimento do PIB conte sempre com o impacto do número de estudantes em percursos académicos transnacionais havendo uma crescente valorização do papel dos “stakeholders” da educação na dinamização e consolidação da economia nacional.

Ainda na semana passada o Governo português, através de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, fez saber que no próximo ano letivo se pretende que o número de vagas destinadas ao concurso especial para estudantes estrangeiros seja de 25%. Assim, pretende-se passar dos 10.200 lugares disponíveis no corrente ano letivo, para 12.700 em 2019/20.

A globalização do ensino também significa que as instituições de ensino podem e devem internacionalizar-se, além da Internationalisation at Home em que se pretende que o campus seja internacional, através das alterações no curriculum académico, das parcerias globais no âmbito da investigação e na dinamização das competências digitais que potenciam políticas de conhecimento em que não há fronteiras e nas quais todos os membros da comunidade académica podem beneficiar dum ambiente internacional sem participar num programa de mobilidade.

No caso concreto das instituições de ensino portuguesas a internacionalização para o espaço da CPLP permitirá paralelamente um aumento dos investimentos por parte das empresas pois a crescente qualificação dos recursos humanos permitirá diversificar a sua tipologia em diferentes setores o que terá um impacto direto no crescimento multilateral do emprego e na balança comercial dos respetivos Estados.

Apesar de tudo, a educação é uma missão possível!

(1)Já abordámos aqui a relevância da educação nas suas diferentes perspetivas, eg: https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/teresa-damasio/detalhe/a-escola-e-a-revolucao-na-igualdade-da-educacao; https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/teresa-damasio/detalhe/a-formacao-e-o-futuro-da-educacao-em-portugal

Administradora do ISG | Instituto Superior de Gestão e do Grupo Ensinus

Artigo em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

Artigo publicado em 26/11/2018 em Jornal de Negócios

Outras Notícias

Open Day Licenciaturas ISG 2025

O Open Day Licenciaturas ISG 2025 já tem data marcada e tu já podes garantir a tua presença! Agora vais poder experimentar as diferentes áreas das Ciências Económicas e Empresariais, navegar pelas nossas instalações por ti ou através do teu smartphone, tirar todas as...

ISG vai estar na Futurália 2025

É já para a semana que nos podes visitar na Futurália! De 26 a 29 de março de 2025, passa pelo nosso stand e vem conhecer a melhor oferta formativa da primeira Business School em Portugal. Agarra nos teus amigos e vem ter connosco!O Futuro Começa Aqui!

Desafios à formação docente no setor da educação em Angola

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, juntamente com o assessor da administradora, Mestre João Magalhães, publicaram um artigo na Revista Científica de Estudos Multidisciplinares do Planeta Central (REME), pertencente ao ISUPEKUIKUI II. Pode...

“The causes of economic growth: Revisiting our ignorance”

O Artigo Científico do Docente do ISG e Investigador do CIGEST, Professor Doutor Jorge Vasconcellos e Sá e da Docente do ISG e Investigadora do ISG, Mestre Ana Lúcia Luís, publicado na Edelweiss Applied Science and Technology, já se encontra disponível para leitura....

O patriarcado em tempos de guerra!

Se em momentos de paz as mulheres são vítimas de abusos sexuais como resultado de uma sociedade altamente patriarcal e desorganizada, em momentos de guerra os abusos contra este género tendem a aumentar em grande escala, sendo os maiores alvos de violência que o...

Candidaturas Abertas para Estágios Blue Book

Gostavas de dar os primeiros passos para começar uma carreira nas instituições Europeias? As candidaturas para os estágios Blue Book estão ABERTAS! Sabes o que são os estágios Blue Book? - Estágio remunerado de 5 meses - Início em outubro de 2025 Podes candidatar-te...

ISG na Feira Unlimited Future Lisboa

O ISG esteve presente em mais uma edição da Maior Feira de Mestrados e Pós-Graduações - Unlimited Future. Durante todo o dia, a equipa do ISG esteve totalmente dedicada a esclarecer todas as dúvidas e as melhores opções para continuar os estudos!